Páginas

segunda-feira, 27 de junho de 2011

A hipnose tem efeito ‘real’ no cérebro


19 de novembro de 2009
A hipnose tem efeito ‘real’ no cérebro

FONTE: news.bbc.co.uk
Tradução: www.sbhh.org.br
A hipnose tem um efeito “muito real”, que pode ser observado em tomografias do cérebro, dizem pesquisadores da Hull University.
Um estudo com tomografias de participantes hipnotizados mostrou diminuição de atividade nas partes do cérebro ligadas ao ato de ‘sonhar acordado’ ou de deixar a mente vagar.
Os mesmos padrões cerebrais estavam ausentes em pessoas que se submeteram aos testes, mas que não eram suscetíveis à hipnose.
Um psicólogo afirmou que o estudo reforçou a teoria de que a hipnose “prepara” o cérebro para estar aberto à sugestão.
A hipnose está cada vez mais sendo usada para ajudar as pessoas a parar de fumar ou perder peso e conselheiros do sistema britânico de saúde pública recentemente recomendaram a sua utilização no tratamento da síndrome do intestino irritável.
Esta não é a primeira vez que pesquisadores tentaram utilizar estudos com imagem para monitorar a atividade cerebral em pessoas sob hipnose.
Mas a equipe da Hull University afirmou que estes foram realizados quando as pessoas tinham sido solicitadas a realizar tarefas, e por isso não estava claro se a mudanças no cérebro foram devido ao ato de fazer a tarefa ou a um efeito da hipnose.
Neste estudo, a equipe primeiramente testou como as pessoas reagiram à hipnose e selecionou dez indivíduos que se mostraram “altamente sugestionáveis” e sete pessoas que realmente não responderam à técnica, a não ser o fato de ficarem mais relaxados.
Os participantes foram solicitados a realizar uma tarefa sob hipnose, tal como ouvir música que não existia, mas sem que soubessem, a atividade cerebral deles era monitorada nos períodos de descanso entre as tarefas, relatou a equipe na revista Consciousness and Cognition.
Modo ‘default’
No grupo “altamente sugestionável” houve diminuição da atividade na parte do cérebro envolvida no ato de ‘sonhar acordado’ ou deixar a mente vagar – também conhecido como o modo “default” da rede neural.
Uma sugestão de como funciona a hipnose, apoiada pelos resultados, é que o desligamento desta atividade do cérebro deixa o cérebro livre para se concentrar em outras tarefas.
O líder do estudo, o Dr. William McGeown, professor assistente do departamento de psicologia, disse que os resultados foram inequívocos porque eles ocorreram somente nos indivíduos altamente sugestionáveis.
“Isso mostra que as mudanças foram devidas à hipnose e não ao simples relaxamento. Nosso estudo mostra que a hipnose é real.”
O Dr. Michael Heap, psicólogo clínico forense da cidade de Sheffield, Inglaterra, disse que a experiência foi única ao mostrar os padrões cerebrais corroborando a teoria de que a hipnose funciona “preparando” o indivíduo a responder mais eficazmente às sugestões.
“Um ponto importante é o fato que os dados confirmam que o relaxamento não é um fator crítico”.
O Dr. Heap disse ainda que este pequeno estudo, que precisa ser repetido em outras populações, não conseguiu provar que as pessoas hipnotizadas estavam em um “transe” real.
Notícias relacionadas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário